CAPÍTULO NOVE - O duelo da meia-noite
A notícia de que as aulas de vôo seriam compartilhadas entre Grifinória e Sonserina desanima Harry, que não quer se exibir na frente de Draco. Apesar das preocupações, todos os alunos estão ansiosos para aprender a voar, cada um com suas próprias experiências e inseguranças. Neville Longbottom está particularmente nervoso, nunca tendo voado antes.
Durante a aula de vôo, Neville perde o controle de sua vassoura e acaba se machucando, quebrando o pulso. Enquanto Neville é levado para tratamento, Draco encontra um objeto de Neville, um Lembrol, e o provoca. Harry confronta Draco, demonstrando um talento natural para o vôo, o que impressiona a professora de vôo, Madame Hooch, e o capitão do time de Quadribol de Grifinória, Olívio Wood.
Mais tarde, Draco desafia Harry para um duelo de bruxos à meia-noite. Apesar dos avisos de Hermione sobre a imprudência de tal ato, Harry decide aceitar o desafio. Ele, Rony, Hermione e Neville se arriscam ao sair de seus dormitórios à noite para o duelo, mas descobrem que foi uma armadilha de Draco para que fossem pegos fora da cama.
Enquanto tentam escapar do zelador, Argos Filch, e de sua gata, Madame Nor-ra, o grupo acidentalmente entra no corredor proibido do terceiro andar e se depara com um cachorro de três cabeças, guardando um alçapão misterioso. Hermione percebe que o cachorro deve estar guardando algo importante, levando Harry a refletir que poderia ser o pacote misterioso retirado de Gringotes.