Caminhos Cruzados: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Erico Verissimo, por Bruno Alves

ATENÇÃO: A experiência artística da leitura literária é única e pessoal: sempre que puder, entre em contato com os textos originais para compreender os livros em sua essência.

SÁBADO

Capítulo 9

A tal mão é de João Benévolo, que com a outra segura um exemplar de Os Três Mosqueteiros. A leitura o transporta para a antiga Paris, como se ele encarnasse em D’Artagnan, e o faz esquecer-se da sua situação de desempregado.

Laurentina, mulher de João, ganha algum dinheiro com suas costuras, mas cobra do marido que encontre trabalho: precisam cuidar do filho, Napoleãozinho, e as finanças vão mal.

Um carro de luxo para na casa em frente: é a D. Dodó Leitão Leiria, mulher do comerciante Teotónio Leitão Leiria, que vai visitar Maximiliano, um homem tísico (doente de tuberculose), cuja mulher e filhos passam por dificuldades.

Laurentina tem ódio pela madame gorducha, pois o marido dela havia despedido João, e acredita que ela deve fazer alguma caridade apenas para aparecer nos jornais. O homem não tem raiva, mas apenas admiração e inveja da riqueza de seus antigos patrões.

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook
error: Compre nossos ebook, a partir de R$9,90, para ter acesso aos textos com a opção copiar/colar habilitada ;)