Caminhos Cruzados: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Erico Verissimo, por Bruno Alves

SÁBADO

Capítulo 12

Em seu luxuoso escritório, Teotónio Leitão Leiria fuma um charuto enquanto ouve as máquinas de escrever na sala ao lado. Isso o faz lembrar-se do último romance que lera, cheio de ação, tiroteios e crimes. D. Dódó o repreendia, cobrando uma leitura mais religiosa e construtiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tira do bolso um papel com um endereço: Travessa das Acácias, 143. Imagina-se indo até a casa que lhe fora indicada para encontrar-se com uma bela jovem e teme pela sua discrição. Pensando em Dódó, sente-se miserável e pecador, mas acredita que Deus o compreende. Sua alma pertence à sua mulher, quem irá pecar será sua carcaça.

A loja está movimentada e Teotónio procura Dódó em meio à multidão. A mulher acha o marido cansado e propõe que retornem para casa, mas ele recusa, alegando que, como um bom homem de negócios, não altera seus horários de trabalho.

Ao ver o alto valor de uma venda, Teotónio procura o comprador: é o coronel Zé Maria Pedrosa, com quem troca algumas palavras e confirma sua presença no baile de caridade de sua mulher.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caminhando pela Travessa das Acácias, Leitão Leiria se encolhe e procura as sombras. Em sua mente as imagens de D. Dódó e do Monsenhor Gross o repreendem. A compreensão de seu próprio pecado o faz sentir-se menos culpado. Vendo uma menina que trabalha em uma taberna, pensa em um artigo que agradaria ao Monsenhor: Menores Desamparados, sobre as pobres raparigas que são colocadas a trabalhar correndo o risco de se prostituírem…

Isto o lembra a jovem de olhos verdes com a qual está indo se encontrar. Chegando ao endereço, bate na porta do andar errado, depois se corrige e é recebido pela velha viúva Mendonça. A mulher ressalta que o local é seguro e discreto, levando-o ao quarto onde aguardaria a garota.

Cassilda chega e, atendendo ao pedido do cliente, logo tira as roupas e deita-se. Ao ver a a cara de Leitão Leiria sobre ela, pensa no jovem rapaz com quem dormiu na noite anterior, no décimo andar do Edifício Colombo.

Gostou desse resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Deseja contribuir com alguma informação adicional?
Deixe seu comentário no final desta página 😉

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
error: Se interessou em nosso trabalho? Adquira nossos eBooks: para baixar, imprimir e ler quando quiser.