Angústia: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Graciliano Ramos

Capítulo 36

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia seguinte Luís decide não ir ao trabalho e pede que Vitória ligue para a repartição informando que seu patrão está doente. Assim que a criada sai ele se ocupa em esconder as peças de roupa sujas, que poderiam incriminá-lo.

A dinâmica ao redor do narrador parece não se alterar: os vizinhos seguem com suas ocupações e ruídos de sempre, o que o faz pensar se tudo não seria uma ilusão – como pode tudo continuar como antes, mesmo tendo ele feito o que fez? Luís se convence, afinal, que desastres acontecem todos os dias, tornando tudo sem importância.

Baixar eBooks

Pela fresta da janela o escritor observa o movimento na rua e se exalta quando os bicos de um par de sapatos parecem apontar na direção de sua casa, parando por instantes: imediatamente ele é tomado pelo temor de que investigadores da polícia estejam em seu encalço. Toda uma possível cena de interrogatório passa por sua cabeça: Luís não teria como esconder as mãos machucadas nem como justificar as roupas sujas emboladas no saco, iria irremediavelmente para a prisão. Lá, ao menos, crê que poderia escrever seu livro em paz, um livro que o redimiria com uma fama internacional! Mas os tais sapatos mudaram de direção e foram embora, provavelmente não eram de um investigador.

Luís da Silva volta a mexer nas roupas que dariam evidência de seu crime, tentando limpá-las, quando alguém bate à porta. Mais uma vez uma tensão o domina e ele se pega pensando na vida na cadeia. Após algum tempo em seus delírios ele descobre que se trata apenas de mais um vagabundo a pedir esmolas e manda-o embora em meio a xingamentos.

Baixar eBook

O narrador passa a considerar que era melhor ser logo descoberto pela polícia, já que a tortura de se sentir ameaçado a cada vez que lhe batessem à porta era mais incômoda. A própria ideia de continuar a viver sua vida “safada”, escrevendo artigos e concordando com as pessoas, lhe parece um enorme sofrimento.

A voz da vizinha, d. Adélia, afirma que “Quem faz neste mundo paga é aqui mesmo” e Luís entra em uma breve paranoia, alegando inocência para as paredes e se isolando em sua cama, enrolando-se aos lençóis. Ele avisa Vitória que está muito mal e fica trancado no quarto, vendo o tempo passar conforme a luz do sol que entra por uma fresta percorre o ambiente.

Algum tempo se passa numa inconsciência parcial: o narrador não tem certeza se recebera visitas e quais diálogos teriam acontecido, se os sons da vizinhança realmente existiam ou eram fruto de sua imaginação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma última vez todos os personagens do passado de Luís da Silva, desde a infância, desfilam por seus pensamentos, misturando-se às histórias dos livros que lera e às conversas que travava com Moisés e Pimentel. Eram milhares de “figurinhas insignificantes”, como ele mesmo, que se deitavam em seu colchão de paina.

Este foi o Resumo Por Capítulo de Angústia. Veja a seguir a análise dos personagens e um resumo geral da obra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Personagens
Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual