Angústia: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Graciliano Ramos

Capítulo 32

Baixar eBook

O tempo que passava no trabalho era o único que dava algum sossego a Luís: os ares burocráticos da repartição carregavam uma lentidão própria do serviço público que desanuviava sua cabeça. Ao botar os pés para fora, porém, o turbilhão de pessoas, olhares e gestos logo tomavam conta de seus pensamentos: tudo lhe parecia cheio de malícia e lascívia.

Após ter uma breve refeição em sua casa, o escritor retorna ao café, onde encontra Moisés e Pimentel. Ao procurar por cigarros em seu bolso tateia novamente a velha corda: pensa em jogá-la fora, era uma encrenca o que seu Ivo lhe tinha arranjado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moisés fazia seus tradicionais comentários sobre arte e revolução, Pimentel não discordava de nada, Luís lançava opiniões divergentes – o mundo estava perdido. Pelo espelho do balcão era possível ver Julião Tavares, que devia zombar da discussão levantada pelo trio. Quando Luís não o encontrava no café, saía pela cidade a procurá-lo, além de continuar a perseguir Marina quando ela dava seus passeios.

Certa vez a moça entrou numa casinha que sustentava um letreiro: “Albertina de tal, parteira diplomada”. Luís observou a cena atento e aguardou sua saída numa bodega em frente. Ele tentou puxar conversa com o dono do estabelecimento, perguntando sobre a tal parteira e fazendo comentários sobre as pichações revolucionárias no muro ao lado, mas o homem não tinha opinião sobre nada, só cuidava de sua própria vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto esperava, Luís imaginava o que se passava na casa da parteira: provavelmente estavam preparando um procedimento abortivo, o que lhe parecia um crime. Assim que Marina saiu Luís foi ao seu encontro. Ela não quis atendê-lo e ele insistiu: “Puta!”. A moça suava, tinha os lábios pálidos e continuava a caminhar. Luís persistiu com denúncias e xingamentos, enquanto ela somente pedia para que a deixasse em paz. Quando se separaram ele imaginou que Marina estaria indo mais uma vez ao encontro de Julião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo
Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual