Angústia: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Graciliano Ramos

Capítulo 20

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marina e Julião faziam aparições públicas de braços dados, iam ao cinema, ela vestindo sedas e veludos elegantes, ele vibrando por ostentar sua conquista. A vizinhança não parava de especular que fim teria aquela relação e dona Adélia envergonhava-se pelo comportamento da filha, mas enfim contentava-se com os agrados que seu novo genro lhe dava.

Luís observa todos esses movimentos aparentando indiferença, mas no fundo é torturado pela imagem do casal, que se transfigura em todos os casais que encontra pelas ruas. Sua mente ainda se aventura a imaginar um futuro desejável com a datilógrafa de olhos verdes, poderiam ser um casal feliz: ele escreveria seus livros, ela os passaria à máquina de escrever; ao final da tarde discutiriam literatura com Pimentel e Moisés… Mas nada disso se concretiza: Luís lembra-se novamente da alemã Berta, da neta de dona Aurora, de seus desejos sempre incontroláveis, das diversas humilhações que já vivera e acaba por imaginar mais uma vez Marina e Julião, passeando pela cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em casa o narrador tenta concentrar-se numa leitura, mas os ruídos da vizinhança invadem sua atenção. Quando chega alguém na casa vizinha ele imagina a imagem de Marina, mas quem aparece é seu Ramalho, que discute interminavelmente com dona Adélia sobre as saídas indesejadas da menina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo
Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual