Angústia: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Graciliano Ramos

Capítulo 15

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia seguinte, após sacar quinhentos mil-réis no banco, Luís vai à casa de Marina e revela abruptamente seus planos a dona Adélia: eles iriam “se enganchar”. A mãe da noiva assusta-se com a decisão tão repentina e estranha a informalidade do pedido, mas compreende a pressa do vizinho.

Marina apresenta-se toda pintada e bem vestida, e argumenta que era preciso fazer as coisas “com decência”, contrapondo a excessiva simplicidade que Luís propunha. Para dar andamento aos preparos, ele lhe entrega os quinhentos mil-réis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A caminho do trabalho o escritor cruza com Julião Tavares e finge não o ver. No escritório um cego passa a vender bilhetes de loteria e Luís fantasia seu casamento caso ganhasse o prêmio: teria um enxoval caro, tapetes fofos e uma cama macia, do gosto de Marina, e arranjaria um bangalô no alto do Farol, de onde observaria a cidade todas as tardes, após voltar da repartição. Sua realidade, porém, era completamente oposta: vivia sob um chão de tijolos e dormia num colchão extremamente duro, que certamente machucaria o corpo delicado da noiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo
Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual