A Viuvinha: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar, por Bruno Alves

ATENÇÃO: A experiência artística da leitura literária é única e pessoal: sempre que puder, entre em contato com os textos originais para compreender os livros em sua essência.

Resumo geral

Em uma carta à sua prima o autor relata o romance entre Jorge e Carolina. O rapaz, na véspera de seu casamento, é alertado pelo Sr. Almeida, amigo de seu falecido pai, que sua fortuna se esgotara após os anos de luxúria que viveu na mocidade.

Desesperado, Jorge tenta o suicídio após o casamento, mas é impedido por Almeida, que sugere forjar sua morte e mandá-lo aos Estados Unidos, onde poderia trabalhar para recuperar sua honra.

Após cinco anos Jorge retorna sob o nome de Carlos Freeland e, vivendo uma penosa rotina, recupera os papéis das dívidas de sua empresa.

Carolina, que continuava vivendo em luto, é cortejada por um vulto misterioso que lhe deixa flores em sua janela todas as noites. Quando ela revela ao seu admirador que não poderia amá-lo por ainda estar apaixonada por seu falecido marido, ele se revela o próprio Jorge.

Personagens Índice

Baixar eBook
error: Compre nossos ebook, a partir de R$ 5,90, para ter acesso aos textos com a opção copiar/colar habilitada ;)